Contato: +55 11 95692-6594
Siga a QVP

Editoração

O que é Editoração Eletrônica?

Um pouco de história:

Editoração Eletrônica (português brasileiro) ou paginação eletrónica (português europeu) ou Desktop publishing (também conhecida pelo acrônimo DTP, do inglês Desktop Publishing), consiste na edição de publicações, através da combinação de computador, programa de paginação e impressora.

Ela é utilizada amplamente em diversos segmentos da sociedade. É responsável pela criação de peças gráficas para as mais variadas finalidades, tais como: informar, convencer e ilustrar informações sobre produtos, serviços e etc.

Nesse processo, o designer cria layouts com texto, gráficos, fotografias e outros elementos gráficos, utilizando programas de paginação, tais como: QuarkXPress, Adobe InDesign, Adobe PageMaker, Adobe FrameMaker, PageStream, RagTime, Scribus, Microsoft Publisher, Macromedia FreeHand, Adobe Illustrator e o CorelDraw.

Normalmente, para pequenas tiragens utiliza-se impressoras convencionais, e para grandes tiragens recorre-se às gráficas.

Permite que o operador, por meio da utilização de um microcomputador e com programas que unem o escritório moderno às artes gráficas, execute o trabalho de toda uma equipe, desde o layout, passando pela edição de texto, até a separação de cores.

É a criação de documentos no computador, como páginas da Web, folhetos, posters, catálogos, boletins informativos e elementos gráficos.

O desktop publishing surgiu em 1985 com o advento do programa Adobe PageMaker, (na época, uma criação da empresa Aldus Corporation) com a impressora LaserWriter da Apple Computer.

Trocando em miúdos, Editoração Eletrônica, para nós que trabalhamos com tradução, abarca as espécies de Editoração e Diagramação.

O que significa fazer a editoração de um documento?

Editoração é o processo de adequação para o idioma de destino de uma tradução ou versão de uma publicação inteira já anteriormente diagramada em computador, com textos, figuras, desenhos, tabelas, esquemas etc. Pode ser um livro, uma revista, um catálogo, um folheto, um manual, um website, etc.

O que é Diagramação?

A Diagramação é a arte ou técnica de distribuir os elementos gráficos no espaço delimitado de uma página impressa ou veiculada em meios.

Como os Softwares de DTP interpretam as imagens?

Antes de abordarmos esse tema, primeiramente precisamos entender como funciona o processo de editoração. Basicamente, são necessários 3 tipos de softwares para ter um documento diagramado: 1 software de desenho vetorial, 1 software edição de imagens e 1 software paginador.

Softwares de Desenho Vetorial:

Os softwares de desenho vetorial auxiliam os paginadores na criação de logotipos, tabelas personalizadas, gráficos, fórmulas e outros efeitos especiais como sombra em textos mais trabalhados, etc. Esses softwares utilizam códigos matemáticos de uma forma que se permita aumentar o tamanho desses desenhos e textos para que não haja perda da qualidade.

Os desenhos vetoriais tem por base vetores (também chamados de caminhos), que conduzem através de locais chamados pontos de controle ou nós. Cada um desses pontos possui uma posição definida nos eixos x e y do plano de trabalho e determinam a direção do caminho. Além disso, a cada caminho pode ser atribuído uma cor de traço, forma, espessura e preenchimento. São exemplos de softwares de desenho vetorial: Adobe Illustrator, Macromedia Freehand e CorelDraw.

Softwares de edição de imagens:

São softwares que trabalham com a possibilidade de, em alguns casos, melhorarmos a qualidade da imagem. Diferentemente das imagens trabalhadas nos softwares de desenho vetorial, as imagens dos softwares de edição de imagens não podem ser redimensionadas livremente sem que isso implique perda da qualidade, isto é, perda da resolução da imagem.

resolução é definida pela quantidade de DPIs (Dots per inch – em português: Pontos por polegada) que tem a imagem. A quantidade de pontos define a nitidez e a qualidade da imagem. Além das imagens, textos também podem estar nesse tipo de formato.

Softwares paginadores:

E por fim, os softwares paginadores interpretam as informações de cada imagem separada e são responsáveis pela montagem final da diagramação. São esses softwares que fazem a junção e a montagem de tudo aquilo que já criado nos outros softwares (software de edição de imagens e de desenho vetorial).

É geralmente no software paginador que está a grande quantidade de texto. São exemplos de softwares paginadores: Adobe PageMaker, Adobe InDesign, QuarkXpress e Adobe FrameMaker.

O que todos esses softwares têm em comum?

Em todos eles são permitidos que se trabalhem em camadas.

Atualmente, a QVP fornece trabalho de Diagramação?

Não! A QVP apenas fornece trabalhos de editoração.

Entenda a proporção de um texto em cada idioma

No caso de um trabalho envolver um processo de editoração complexo, precisaremos ter uma ideia geral para sabermos se será ou não possível fazer a editoração de forma que não haja perdas na qualidade da editoração.

Uma das formas de se perder a qualidade em um trabalho de tamanha complexidade seria termos que reduzir o tamanho da fonte para ajustar o texto naquele ponto em específico. Geralmente podemos adotar as seguintes proporções:

Inglês para Português: acréscimo de até 20% no tamanho do texto em português.
Português para Inglês: redução de até 20% no tamanho do texto em inglês.
Espanhol para Português: redução de até 10% no tamanho do texto em português.
Português para Espanhol: acréscimo de até 10% no tamanho do texto em inglês.
Espanhol para Inglês: redução de até 30% no tamanho do texto em inglês.
Inglês para Espanhol: acréscimo de até 30% no tamanho do texto em espanhol.