Advogada relembra tradução ‘improvisada’ de reunião para rei Charles III durante COP 26

Uma advogada de Sorocaba (SP) relembrou, em entrevista ao TEM Notícias desta sexta-feira (9), o momento em que esteve próxima do agora rei Charles III. O encontro ocorreu em 2021 na COP 26, a Conferência das Nações Unidas sobre as mudanças climáticas, na cidade de Glasgow, na Escócia.

Flávia Bellaguarda participou da COP porque é fundadora de uma rede global de educação climática, que tem membros de 20 países. No entanto, um imprevisto fez com que ela precisasse facilitar a comunicação entre o então príncipe Charles e a comitiva brasileira.

A advogada conta que precisou traduzir, ao pé do ouvido do príncipe, as falas dos brasileiros no encontro. Ela suspeita que a dificuldade na comunicação se deu por uma falha no equipamento de tradução simultânea.

“Como eu estava menos de um metro do príncipe, eu perguntei se ele precisava de ajuda e ele falou que sim. Então eu peguei minha cadeira, sentei ao lado dele e mediei toda a reunião entre ele e os nossos governadores. Falei muito perto, porque eu não podia sobressair a voz dos governadores que estavam à mesa”, conta.

Segundo ela, a reunião serviu para que os governadores mostrassem para a Inglaterra as políticas climáticas que os estados brasileiros vêm desenvolvendo.

“Agora ele, como o novo sucessor, tem a responsabilidade de fazer com que essa pauta se fortaleça ainda mais no mundo e, quem sabe, ainda mais aqui no Brasil”, afirma Flávia.

——————

Não esqueça! Se precisar de tradução simultânea, conte com a QVP Traduções.

Fonte: G1