Bilíngues experimentam uma mudança de personalidade quando utilizando diferentes línguas

As pessoas bilíngues têm sido uma fonte de fascínio por anos, com vários estudos revelando que são mais receptivos, tolerantes e com mente mais aberta.

Uma pesquisa recente sugere que o comportamento e as perspectivas dos bilíngues também mudam de acordo com a linguagem que usam em um determinado momento.

Entre 2001 e 2003, os linguistas Jean-Marc Dawaele e Aneta Pavlenko entrevistaram mais de mil bilíngues sobre o assunto de se sentir uma pessoa diferente quando falam línguas diferentes.

Incrivelmente, quase dois terços confirmaram isso, e a maioria dos entrevistados também enfatizou diferentes traços de personalidade e a expressão de emoções alternativas, dependendo da sua escolha de linguagem.

A idade em que as línguas são aprendidas também têm um impacto, dependendo do nível do nosso desenvolvimento cognitivo no momento em que nos tornamos bilíngues e fluente em dialetos alternativos.

Para finalizar, os aspectos culturais que estão profundamente enraizados na linguagem também podem ter impacto sobre a personalidade dos bilíngues.

A nossa identidade cultural tem uma enorme influência sobre como aprendemos e os valores que nos são caros, mas aqueles que são bilíngues provavelmente já viajaram e absorveram culturas e estilos de vida alternativos.

Isso muda diretamente as suas perspectivas e desafia seus valores existentes, potencialmente criando uma personalidade mudada que se manifesta de várias maneiras diferentes.

Veja a matéria completa em: https://osegredo.com.br/bilingues-experimentam-uma-mudanca-de-personalidade-quando-utilizando-diferentes-linguas/